Convite

PDF Imprimir E-mail

Os organizadores do 10o Encontro de Catálise – Regional 1 SBCat têm o prazer de convidar todos os pesquisadores, profissionais e estudantes da área de catálise para participarem do evento que será realizado em Recife, Estado de Pernambuco, no período de 17 e 18 de novembro de 2014. Será uma excelente oportunidade para para que a comunidade catalítica possa compartilhar os resultados de pesquisa e renovar ou iniciar colaborações na comunidade acadêmica e na industria. Recife apresenta muitas belezas naturais e diversidade cultural.

O Comitê Organizador e o Grupo Regional de Catálise para as regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste (Regional 1) contam com a participação da Sociedade Brasileira de Catálise (SBCAT) e convida aos interessados a participar deste encontro, que também é a reunião oficial da Rede de Catálise do Norte-Nordeste, denominada RECAT.

Introdução

Em 1996, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi a sede do 1º Encontro de Catálise do Nordeste, realizado pelo Grupo Regional de Catálise do Nordeste, GRCat – NE. O evento contou com a participação de pesquisadores de renome nacional e internacional, que participaram de conferências plenárias e palestras, além da apresentação de trabalhos técnicos de vários grupos de catálise do Brasil. Representantes de indústrias da Região também se fizeram presentes, fortalecendo o Encontro.

A partir de então, a cada dois anos, temas de interesse na área catalítica são discutidos em Encontros Regionais, no Nordeste. Foi assim em Fortaleza; Maceió Campina Grande; Recife; Aracaju; Salvador, Natal e Maceió, sucessivamente, de 1998 a 2012. Todos esses eventos aconteceram com muito sucesso, com a participação sempre crescente de pesquisadores, estudantes de graduação, pós-graduação, e setores industriais.

Agora chegou a vez do 10º ENCAT, que será realizado na cidade de Recife (PE), enfocando o tema “Catálise e Inovação Tecnológica”. Os Estados das regiões Norte e Nordeste, além do Distrito Federal do Brasil, juntos, formam o Grupo de Catálise - Regional 1, da Sociedade Brasileira de Catálise – SBCat e da Rede CTPETRO de Catálise (RECAT).

Durante este evento também acontecerá a reunião da Rede CTPETRO de Catálise (RECAT), contando com a presença de representantes da FINEP, CNPq e CENPES/Petrobras, onde serão discutidas novas ações em catálise visando as novas pesquisas e inovações tecnológicas em catálise para o país.